sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DERRUBANDO A MURALHA DA ALMA



 Texto bíblico: Josué 6:20
Muralha: Muro de praça fortificada de grande espessura e altura.
No texto acima vimos que as muralhas ruíram porque o povo obedeceu a um comando do seu líder. Uma das formas das nossas muralhas caírem é termos uma vida de comunhão com nossos pastores e líderes, pois eles velam pelas nossas vidas (Hebreus 13:17). Como autoridades instituídas por Deus. Eles são canal para trazer fé às nossas vidas (hebreus 11:30).
Alma: Parte do ser humano considerado imaterial, espírito, ânimo, entusiasmo.
Muitos muros de grandes espessuras são formados em nossa alma, pois é na alma que muitos sentimentos são formados. O vocábulo Nephash (hebraico), traduzido "Alma", mais de 500 vezes aparece no antigo testamento e Psyche (grego), mais de 30 vezes no novo testamento; muitas outras vezes as duas palavras são traduzidas "vida".
Nossa alma é uma grande fortaleza que nos impede de conquistarmos, já que ela tráz sobre nossa vida o entusiasmo. Analisemos alguns pontos positivos e negativos da nossa alma: Ela pode:
1º Buscar ao Senhor (I Coríntios 22:19);
2º Ser como um jardim fechado (Jeremias 31:12);
3º Sentir sede (Salmos 42:2);
4º Prosperar (Provérbios 11:25);
5º Angustiar-se (Jô 30:25);
6º Amar (Deuteronômio 6:5);
7º Engrandecer ao Senhor (Lucas 1:46);
8º Ficar abatida (Salmos 42:5);
9º Ser purificada (I Pedro 1:22);

Não se pode matar a nossa alma (Mateus 10:28), o apóstolo Paulo nos exorta a lutar juntos como uma só alma. (Filipenses 1:27); lembrando sempre que Cristo é o pastor e bispo da nossa alma (I Pedro 2:25). Temos sempre que guardar nossa alma em Deus, para que ela não nos impeça de derrubar as muralhas que se opõem em nossa vida.

Emoções : Comoção [-abalo súbito: temor [-abalo: conduz a fuga precipitada

Não podemos nos deixar levar pelas nossas emoções, pois elas nos levam a ter temor. Temos o exemplo de um homem na bíblia que recebeu uma promessa e lutou por ela e suas muralhas (Alma, emoção), não o impediram de conquistar a promessa. Em Josué 14, Deus fez uma promessa a Calebe que daria a ele uma terra como herança, mas a promessa demorou 45 anos para se curprir; durante esse tempo, ele não se entregou às suas emoções. Calebe precisava conquistar Queriate-Arba e transformá-la em Hebrom (cidade de Paz), e esse era o seu desafio. Queriate-Arba era governada por um príncipe chamado Arba (Força de Baal). Isso nos mostra que a guerra não era somente natural, mas também espiritual. Precisamos entender que a nossa luta não é contra carne e sangue (Efésios 6:12). A nossa "Queriate-Arba"são áreas da nossa vida: família, emprego, vida espiritual, finanças. Satanás tentará impedir que nossa bênção se manifeste...
Entre na guerra até ver suas bênçãos se manifestarem. Por isso lute contra sua alma, emoções, e lembre-se: todas as vezes que um guerreiro entra em uma guerra é a oportunidade que ele tem de conquistar um novo território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares